'MISSÃO NOBRE'

'Missão nobre', diz major sobre resgate de bebê em rodovia do RS

Bebê era transportado de ambulância quando estado de saúde se agravou.
Ele está internado em um hospital de Alvorada desde o domingo (2).

Bebê é resgatado por helicóptero na BR-290 e levado a hospital (Foto: Danubio Lisboa/Brigada Militar)Bebê é resgatado por helicóptero na BR-290 e levado a hospital (Foto: Danubio Lisboa/Brigada Militar)

O bebê de 14 dias resgatado por um helicóptero policial na tarde de domingo (2) na BR-290, no Rio Grande do Sul, está internado na UTI neonatal do Hospital de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre,  em estado estável. Ele precisou de um transporte de urgência em Cachoeira do Sul, na Região Central, após sair de ambulância de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, para receber atendimento especializado. O major que pilotava a aeronave resumiu a ação como uma "missão nobre".
"Extremamente contente por ter ajudado a salvar uma vida. É o nosso dia a dia. Depois que termina, a gente se emociona um pouco, e hoje foi minha primeira missão como comandante de aeronave fazendo uma remoção", destacou o major Danubio Lisboa. "Uma missão muito nobre, a mais nobre de todas, que é ajudar a salvar uma vida", completou.
O helicóptero fez o resgate no município de Cachoeira do Sul, na Região Central. Após o deslocamento até Alvorada, a aeronave pousou em um centro esportivo na cidade da Região Metropolitana. Depois de 300 quilômetros de viagem, a equipe do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou o batalhão aéreo da Brigada Militar.
O major Danubio Lisboa lembra que a operação precisou ser rápida. "A remoção aeromédica é um dos tipos de atuação do Batalhão de Aviação. É importante esclarecer que é uma remoção de misericórdia, em que o tempo é mais importante que a estrutura", explicou.
O bebê chegou ao hospital no fim da tarde de domingo, e foi internado na UTI neonatal, onde permanecia no início da manhã desta segunda-feira (3). Funcionários da instituição afirmam que não podem fornecer detalhes, mas a família disse que o menino tem uma lesão no pulmão direito e respira com a ajuda de aparelhos.
Nesta segunda, exames mais profundos serão realizados. Ainda não há previsão de alta. Os pais do menino estão na casa de familiares, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O casal não quis gravar entrevista, mas relatou que após o nascimento o menino chegou a ir para casa. Por ser prematuro, precisou de novo atendimento pela dificuldade na respiração