BAv-BM E SAMU REALIZAM TRANSPORTE AERO MÉDICO

Bebê que trocou ambulância por helicóptero está em estado grave na UTI do Hospital de Alvorada

Transferência desde Santana do Livramento mobilizou Samu e patrulha aérea da Brigada Militar
 
Bebê que trocou ambulância por helicóptero está em estado grave na UTI do Hospital de Alvorada Lauro Alves/Agencia RBS

Helicóptero com a criança pousou em Alvorada no fim da tarde de domingo Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Após trocar uma ambulância por um helicóptero em meio à sua transferência da Fronteira para a Região Metropolitana, na tarde de domingo, o bebê Antony Ferraz recebe cuidados intensivos na UTI neonatal do Hospital de Alvorada.
De acordo com a médica Élida Capuano, chefe da unidade, o bebê tem uma pneumonia extensa e o estado de saúde é grave.
— Ele está recebendo oxigênio e antibiótico. Ainda é preciso esperar as primeiras 48 horas para ver como será a reação ao tratamento, mas o prognóstico deve ser bom — informa a médica.
O bebê não tem previsão de alta. Os pais, Franklin Ferraz Saraiva e Mirian Siqueira Ferraz, acompanham o atendimento no hospital. Segundo Élida, eles estão hospedados na casa de familiares, em Canoas. Uma assistente social do hospital será colocada à disposição para auxiliar o casal.
Antony nasceu prematuro no Hospital Santa Casa de Livramento, dia 21 de maio. Em 24 horas, a criança teve alta e foi para casa. Nos últimos dias, a mãe percebeu que o filho estava com problemas respiratórios e voltou ao hospital onde foi diagnosticada a pneumonia.
A transferência para Alvorada mobilizou uma operação especial de transporte para o socorro. Perto das 15h de domingo, o major Danubio Augusto Lisboa recebeu um chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a patrulha aérea. A aernoave pousou em um trevo da rodovia BR-290, a 50 quilômetros de Cachoeira do Sul, onde o bebê foi transferido da ambulância para o helicóptero. Embarcaram o bebê, o médico e a enfermeira. Os pais seguiram com o motorista do Samu. O pouso foi no Centro de Treinamento do Inter, em Alvorada, onde outra ambulância aguardava o paciente para conduzi-lo ao hospital da cidade, perto das 17h30min.
Assista a imagens da chegada do helicóptero a Alvorada:

FONTE: ZERO HORA